post-title Meio Ambiente x Sustentabilidade

Meio Ambiente x Sustentabilidade

Meio Ambiente x Sustentabilidade

Meio Ambiente x Sustentabilidade

O que é sustentabilidade?

Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, foi quem emplacou o conceito de sustentabilidade voltado para a causa ambiental lá na década de 1980. Ele defendia que uma comunidade sustentável é aquela satisfaz suas necessidades preservando condições e recursos para que as futuras gerações possam fazer o mesmo.

Basicamente, isso significa que “ser sustentável” é retirar do meio ambiente os recursos necessários, sem danificar permanentemente a natureza ou impossibilitar seus ciclos de renovação.

Se der pra ajudar, reflorestando e não enterrando lixo em qualquer buraco, melhor ainda.

A natureza tem ciclos de renovação, portanto, o problema em si não é a retirada de recursos, mas o equilíbrio entre o tempo que ela leva para se renovar e o quanto precisamos utilizar para nossa existência. A pergunta é: você tem consciência da sua real necessidade?

Pilares da sustentabilidade

Para ser sustentável, é preciso:

  • Ser ecologicamente correto;
  • Ser economicamente viável;
  • Ser socialmente justo;
  • Ser culturalmente aceito.

O que é meio ambiente?

Além do conceito de sustentabilidade, é importante entender o conceito de meio ambiente.

O “meio ambiente é um sistema formado por elementos naturais e artificiais relacionados entre si e que são modificados pela ação humana. Trata-se do meio que condiciona a forma de vida da sociedade e que inclui valores naturais, sociais e culturais que existem num determinado local e momento”.

Ou seja: meio ambiente é onde você VIVE. Isso significa:

  • O planeta Terra
  • A superfície da Terra
  • O seu país
  • A sua cidade
  • A sua casa

Ou seja, respeitar ao meio ambiente é exatamente o mesmo que respeitar o planeta e tudo que contém nela, incluindo pessoas, animais e seres vivos. É basicamente respeitar tudo, todos e a si mesmo.

E, sim, se a sociedade faz parte do meio ambiente e o meio ambiente engloba todos os ecossistemas em que habitamos, responsabilidade social também significa responsabilidade ambiental.

Por que é tão importante saber o conceito de meio ambiente e sustentabilidade?

Porque isso nos dá noção de pertencimento. Ser sustentável não significa só entrar pro Greenpeace e salvar a Amazônia, significa ter consciência sobre o impacto positivo ou negativo que causamos a tudo que nos cerca. Somos parte do todo, a todo momento.

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade, meio ambiente e qual o seu papel na sociedade, vamos partir pra prática.

Siga nossas postagens e aprenda como ser mais no dia a dia.

fonte: https://www.plataoplomo.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

Portfolio  |  Info: There are no items created, add some please.
Loading…