post-title DICAS PRÁTICAS E BARATAS PARA MANTER A CASA QUENTE NO INVERNO

DICAS PRÁTICAS E BARATAS PARA MANTER A CASA QUENTE NO INVERNO

DICAS PRÁTICAS E BARATAS PARA MANTER A CASA QUENTE NO INVERNO

DICAS PRÁTICAS E BARATAS PARA MANTER A CASA QUENTE NO INVERNO

Com temperaturas tão baixas, é hora de buscar alternativas para aquecer a casa.
Saiba como manter a casa quente no inverno com métodos simples e baratos.

Quando o inverno chega, já sabe que a conta de luz, gás ou lenhas pode ficar mais alta. E não é à toa, são aquecedores, climatizadores, lareiras e tantos outros aparelhos utilizados para afastar o frio e manter o lar aquecido. Mas, existem algumas formas de aquecer a casa sem precisar contar com estes aparelhos, que são os responsáveis pelos euros a mais que você gasta para manter seu lar mais quentinho durante o inverno.

E se for possível fazê-lo sem gastar dinheiro… Tanto melhor – certo? Existem muitos truques para ajudar a manter a casa quente no inverno, como usar a ventilação certa e saber reduzir a perda de calor e potencial o isolamento.

Não esqueça que economizando energia elétrica, você também contribui para a redução da emissão de carbono. Ou seja, optando por meios “alternativos” de aquecimento, você aquece sua casa, gasta menos e ainda contribui para um meio ambiente mais saudável e sustentável. Confira nossas dicas 😉

A VENTILAÇÃO CERTA

O vento de inverno tende a ser seco, por isso, quando tomar banho, deixe sempre a porta da casa de banho aberta, para deixar o vapor espalhar-se pelo resto da casa. Certifique-se que a ventilação da casa de banho está bem protegida, de modo a não ter ar frio a entrar para a casa.

Se tiver divisões da casa que não estão a ser utilizadas (ou não costumam ser) feche a porta destas divisões. Assim evita que o calor que está a produzir em casa passe para esses espaços onde nunca está ninguém.

Vedar as aberturas da sua casa é certamente uma das estratégias mais importantes e eficazes para manter o calor do ambiente. Caso não queira investir em uma vedação ‘profissional’, você pode colocar fitas ou adesivos nas portas e janelas, ou até mesmo utilizar um cobertor de fresta. Uma maneira eficaz, fácil e super barata para impedir que o calor escape do interior da sua casa!

Para potencializar o aquecimento através dos raios de sol, abra as cortinas durante o dia. Feche todas elas assim que começar a escurecer, em torno das 17h. Para esta época do ano, o ideal é utilizar cortinas com tecidos mais robustos e, de preferência, com tons mais fortes e quentes que também aumentam a sensação de calor, como amarelo, laranja e vermelho.

CANALIZE O CALOR PARA ONDE ELE É NECESSÁRIO

Se tem radiadores, coloque papel de alumínio entre estes e a parede. Isto vai fazer com que o calor seja refletido de volta para a divisão. Certifique-se que não está a bloquear as saídas de ar e calor dos radiadores: por muito tentador que possa ser, não coloque lá peças de roupa.
Se tem uma chaminé que não usa, tenha a certeza de que está fechada – uma vez que chaminés abertas podem sugar muito calor da casa. Na hora de dormir ou descansar, também vale a utilização de cômodos menores que possam aquecer de forma mais rápida.

ISOLAR E REDUZIR A PERDA DE CALOR

Isole os canos de água quente e os canos dos radiadores com fita-cola nas zonas onde não é costume estar gente durante muito tempo, de modo a evitar essa perda de calor. Se tiver sótão, veja se este está bem isolado, porque é um espaço que representa uma grande perda de calor. Procure daqueles “chouriços” de areia bem fashion, que tenham a ver com a sua casa, e coloque um nas frestas de cada porta que dê para o exterior. Deste modo, não só evita correntes de ar, como impede que o ar quente saia de casa.

O chão também é uma superfície que representa perdas de calor: sempre que possível coloque tapetes e carpetes no chão.
Invista em tapetes e carpetes, especialmente onde existe mais circulação e onde sua família permanece durante os momentos de descanso e lazer, já que eles ajudam a evitar a perda de calor pelo chão. Além disso, são mais quentes ao toque do que outras superfícies normalmente utilizadas no piso, como madeira ou pedra. Na hora de selecionar o tapete, opte pelos confeccionados com materiais mais grossos e que combinem mais com o clima de inverno, como lã ou couro. Além de aquecer o ambiente, sua casa vai ficar linda e aconchegante! Em caso de frio extremo, pendure cobertores nas paredes, mesmo por cima das janelas, para potenciar o isolamento da divisão.

Para complementar o toque invernal da sua casa, que tal investir em texturas diferenciadas e mais felpudas para capas de sofá, estofados, almofadas e mantas? Se não quiser deixar o ambiente tão delicado, camurça e veludo também são ótimas opções para a decoração de inverno. Para cobertores, além de cores e texturas, é preciso analisar a qualidade, como a quantidade de fios e qualidade do revestimento e enchimento.

Paredes e papéis de parede em cores mais quentes também auxiliam muito neste processo, deixam os ambientes da sua casa com uma sensação de acolhimento e a mesma ideia poder ser utilizada para móveis e objetos. Outros elementos, como abajures, castiçais e velas são ótimos para as noites mais frias!

ILUMINAÇÃO E AQUECIMENTO

Sempre que possível, levante as persianas e abra as cortinas de modo a deixar entrar a maior quantidade possível de luz solar. Pode, até, comprar persianas que são próprias para isolar a temperatura.

Se tiver uma janela muito grande e quiser reduzir a perda de calor, pode fazer o seguinte truque rápido: usando fita cola, tape a janela com uma cortina de chuveiro. Deste modo, vai permitir a entrada de luz durante o dia e evitar a perda de calor. Mas, mal o sol se ponha, baixe as persianas, para garantir um maior isolamento das janelas e impedir a entrada do frio.

Uma ótima estratégia para aumentar a temperatura do ambiente é cozinhar e, ao finalizar, deixar o forno aberto.
Bolsas de água quente ou térmicas são uma boa também. Se preferir economizar pode usar água quente em garrafas, sele bem a tampa e coloque na cama antes de dormir ou junto ao corpo para se aquecer.

Velas e lareiras podem fazer toda a diferença no aquecimento da sua casa. Mas, é preciso muito cuidado!
Para as lareiras avalie as opções mais ecológicas que funcionam a partir de biofluídos e jamais deixe de observar e ficar atento ao fogo de ambas as opções para evitar acidentes. Não recomendamos o uso de objetos que contenham álcool, já que queimam oxigênio e podem provocar incêndios com muita facilidade. E cuidado com as velas pois podem emitir substâncias tão tóxicas quanto o cigarro. A parafina, é um subproduto do petróleo que é utilizado na composição da maioria das velas, seria a responsável pelo risco à saúde pois libera quantidades prejudiciais de tolueno e benzeno, que aumentam a chance de desenvolvimento de câncer, asma, eczema e problemas de pele.

Se gosta muito de velas e não pretende deixar de as usar, tenha pelo menos atenção a algumas questões que o podem ajudar a escolher velas saudáveis, que não lhe trarão problemas de saúde como as que são feitas com ingredientes tóxicos.
Existe vela de cera que pode ser feita também de origem animal, vegetal (como a soja ou o coco) ou até pode ser proveniente de insetos. As velas saudáveis são as que têm cera à base de vegetais, sem perfumes e corantes. Se for possível, compre velas com cera 100% produzida por abelhas e sem cores artificiais. E se quiser mesmo muito ter velas com cheiro, escolha aquelas cuja fragrância seja proveniente de óleo essenciais 100% puros.
Muitas velas têm pavio de metal, algodão ou uma mistura dos dois. Os pavios de metal ajudam a que este se mantenha direito quando a cera começa a derreter, daí a escolha deste tipo de material na sua produção. Mas também este tipo de material contribui para a contaminação do ar. Escolha sempre velas com pavios que sejam 100% algodão.

POSICIONE A MOBÍLIA DE FORMA ADEQUADA

Os objetos retêm o calor, pelo que uma casa que tiver bastante mobília e peças de decoração será sempre mais quente e acolhedora. Se decidir avançar com uma remodelação, lembre-se ainda que as estantes com livros são o isolamento ideal para manter o calor dentro das divisões do lar. Para potenciar os resultados temos de ter alguma atenção à distribuição dos elementos. Por exemplo: encostar os móveis às paredes externas pode ser um método eficaz de preservar a temperatura no interior. Móveis de utilização frequente, como sofás, camas ou cadeiras devem ser colocados longe das zonas frias da casa e perto das paredes interiores, que absorvem mais calor.
Dado que as paredes são também responsáveis pela perda de energia térmica para o exterior, devemos procurar criar uma barreira mais espessa que as isole. Assim, utilize todos os elementos decorativos que lhe agradarem: quadros, espelhos, fotografias, tapeçarias, etc.

DICAS EXTRA, PARA AQUECER A SI E SUA FAMÍLIA

VISTA MAIS UMA CAMADA DE ROUPA

Mais do que qualquer aquecedor, uma roupa quentinha assegura um aumento da temperatura corporal. Uma dica é usar as roupas térmicas, você fica aquecido e não precisa colocar muitas camadas extras de roupa. Assim, antes de carregar em qualquer botão, vista lá o casaquinho, como aconselhava a sua mãe.

DELICIE-SE COM BEBIDAS BEM QUENTINHAS

Para garantir que a temperatura corporal sobe rapidamente, nada melhor do que beber uma bebida bem quentinha: café, chá, chocolate quente ou mesmo sopa são perfeitos.

SAIA DO SOFÁ E FAÇA ALGUM EXERCÍCIO

O exercício físico leva a um aumento da circulação do sangue, o que aquece o nosso corpo. Assim, basta uma caminhada rápida para ficar logo com menos frio – com o bónus de ajudar a manter a linha.Veja mais dicas no nosso blog sobre atividade física no inverno!

Agora que já sabe como manter a casa quente no inverno, basta colocar em prática estes truques simples e económicos. Viva melhor os dias frios e dê prioridade ao conforto do lar.

Fontes: https://www.e-konomista.pt/artigo/manter-a-casa-quente-no-inverno/ https://portaldeinverno.com.br/maneiras-baratas-para-se-manter-aquecido-neste-inverno/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

Portfolio  |  Info: There are no items created, add some please.
Loading…