post-title Dia 05 dezembro – Dia do Voluntário

Dia 05 dezembro – Dia do Voluntário

Dia 05 dezembro – Dia do Voluntário

Dia 05 dezembro – Dia do Voluntário

UMA SEMANA REPLETA DE ATIVIDADES.

É a 5 de dezembro que em todo o mundo (pelo menos nos países que vivem em democracia) acontece o Dia Internacional dos Voluntários (ou melhor, Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social dos Povos), que se celebra desde 1985, fruto de resolução que as Nações Unidas tomaram no naquele ano.

É comum as pessoas associarem o trabalho voluntário à ideia de que alguém em situação social ou económica tida como superior, se dispõe a ajudar pessoas ditas como inferiores, carentes e necessitadas de ajuda. É normal que haja gente que pensa assim. Até porque são muitas as situações em que a vertente paternalista, caridosa (no sentido incorreto do termo), assistencialista e subjugadora; e que efetivamente não promove a pessoa, mas a mantém “agarrada” à situação de carência, está presente nesta atividade que afinal é de nobreza elevada. Também é comum os voluntários serem considerados agentes de perturbação do emprego, de impedimento do exercício de direitos que a outros pertencem ou de usurpação de bens e serviços que se destinam a outros.

Mas o trabalho voluntário e cada ato voluntário, é algo bem mais profundo e sensível. Estender-se as mãos ao próximo, ao semelhante, é um ato que exige coragem e disposição para o compromisso, na doação de tempo e talento, generosamente, que pode e deve ser entendida como real solidariedade, aquela que não espera nada em troca. É um ato que exige que enfrentemos as nossas próprias fraquezas e limitações; e que demos passos em frente em relação ao outro, na promoção do seu bem-estar, da sua qualidade de vida e da sua felicidade.

É diante e conscientes das suas próprias fraquezas, que os cidadãos que se atrevem a ajudar, querem também eles se sentir melhores, curar as suas próprias feridas e superar as suas limitações, como quem, diante de uma grande onda, não recua, mas mergulha. A prática do voluntariado dá saúde e bem-estar. É bom para quem é ajudado e para quem ajuda.

Como diz a Lei 71/98, o “Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.”

Que a efeméride seja mais uma vez e realmente, um alerta e um apelo (diga-se mesmo, desesperado), a quem quer e não pode; e a quem pode e não quer, ser agente do modo mais sublime do exercício da cidadania: a prática do voluntariado.

O Banco Local de Voluntariado promove uma semana recheada de atividades em Viseu! 

O Banco Local de Voluntariado, uma parceria entre a Câmara Municipal de Viseu e o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado, volta a celebrar, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia do Voluntário, promovendo várias atividades de sensibilização e formação.

Assim, entre os dias 4 e 7 de dezembro, a comunidade será incentivada à prática de voluntariado no concelho.

O calendário de atividades começa amanhã, terça-feira, com uma ação de sensibilização sobre Voluntariado junto de alunos da Licenciatura em Gestão do Centro Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, pelas 11h30.

No dia seguinte, quarta-feira, comemora-se o Dia Internacional do Voluntário com uma ação de sensibilização sobre voluntariado, dirigida por Elisa Borges, coordenadora técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, na Escola Profissional Mariana Seixas, entre as 14h30 e as 16h30.

Já nos dias 6 e 7 de dezembro terá lugar a III Ação de Formação do Banco Local de Voluntariado de Viseu no Centro Sócio-Pastoral da Diocese de Viseu, entre as 09h30 e as 17h30.

O Banco Local de Voluntariado reúne os cidadão, entidades e instituições que procurem ajudar ou receber voluntários. Esta estrutura local tem por objetivo ser um ponto de encontro entre pessoas que procuram fazer voluntariado, mas também entidades e instituições que estejam interessadas em acolher voluntários nos seus projetos, com incidência nas mais variadas áreas de atividade como educação, social, saúde, cultura, desporto, ambiente, desenvolvimento económico e social e justiça.

Por uma cidadania ativa e responsável… Sejamos Voluntários!

Fonte: http://www.cm-viseu.pt/ http://www.ruadireita.pt/este-nosso-territorio/dia-internacional-dos-voluntarios-2-25882.html

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

Portfolio  |  Info: There are no items created, add some please.
Loading…