post-title Casca de Banana! Jogar fora? Melhor não!

Casca de Banana! Jogar fora? Melhor não!

Casca de Banana! Jogar fora? Melhor não!

Casca de Banana! Jogar fora? Melhor não!

A casca de banana não precisa ir para o lixo. Ela possui muitas fibras e pode até participar da sua dieta.

O destino da casca de banana não precisa ser o lixo.
Você sabia que a casca de banana é muito saudável e podem até ser consumida? É isso mesmo! Além de gerar economia e diminuição de resíduos, comer casca de banana é bastante nutritivo. Na Índia, por exemplo, pessoas se beneficiam das vantagens nutricionais delas há décadas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – na sigla em inglês), a banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, com 11,4 kg/hab/ano, perdendo apenas para a laranja, com 12,2 kg/hab/ano. A banana é muito popular e sua “embalagem natural” torna seu consumo muito prático.

Vale lembrar que as cascas só devem ser consumidas se forem de banana orgânica. Cascas acumulam grandes quantidades de agrotóxicos, que são muito prejudiciais para sua saúde. Saiba como tirar os agrotóxicos dos alimentos. Adquirir frutas e verduras produzidas nas proximidades de onde se mora é um hábito saudável tanto para você quanto para o meio ambiente, a feira é um bom local para comprar bananas, por exemplo.

Enquanto a banana é suave e doce, a casca é grossa, fibrosa, e ligeiramente amarga. Para comer a casca, você pode misturá-la em vitaminas, fritar, assar ou cozinhar durante pelo menos dez minutos. O calor é importante para romper as fibras da pele e assim suavizar a textura resistente, tornando a casca mais fácil de mastigar e digerir.

Além disso, quanto mais madura a banana estiver, mais fina e mais doce a casca estará. Isso acontece por conta de um hormônio vegetal natural chamado etileno, que as frutas liberam conforme amadurecem. O etileno interage com os açúcares e fibras na casca de banana, transformando açúcares complexos em açúcares simples e quebrando a pectina, uma fibra que a mantém rígida. É por esse motivo que as frutas maduras são mais sensíveis e suscetíveis a “machucados”.

Comer casca de banana não é bom apenas para o seu corpo, mas também é melhor para o ambiente. A maioria das pessoas joga a casca fora, isso significa uma grande quantidade de resíduos orgânicos. A maior parte deste lixo vai para aterros sanitários, mas ela pode ser utilizada como fertilizante, na purificação de água, e na compostagem.

Um dos benefícios da casca de banana é que o seu interior é composto por antioxidantes e pelo mineral potássio.

Esse componente da fruta também é rico em fibras e no neurotransmissor serotonina, além de possuir o aminoácido triptofano e uma substância conhecida como luteína. A casca da banana também possui quantias elevadas de magnésio e vitamina B6.

O neurotransmissor serotonina também está associado com a melhoria do nosso humor, o que significa mais um dos benefícios da casca de banana.

Outro dos benefícios da casca de banana é o fato dela possuir o triptofano, um aminoácido essencial que costuma ser prescrito na forma de suplemento para o tratamento de problemas de sono.

Além disso, ela é rica em fibras que promovem movimentos intestinais, auxiliam na digestão e podem reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares, derrames e câncer. Os amidos resistentes presentes na casca da banana viram alimento das bactérias que vivem no intestino grosso naturalmente. Na digestão desse amido, as bactérias produzem substâncias que fazem bem para nosso organismo e ajudam a prevenir diversas doenças, como câncer e diabetes.

Cascas de banana são ricas em polifenóis e carotenoides, que são fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Eles reduzem o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres em vários órgãos, incluindo a pele. Um deles é a luteína, um carotenoide que protege os olhos dos danos dos radicais livres, dos riscos de catarata e de degeneração macular, e filtra os raios UV prejudiciais.

A casca da banana contém tanino, que é adstringente e antisséptico, podendo usar o ingrediente em um tratamento caseiro contra manchas e o potássio e os antioxidantes da casca auxiliam a reduzir a visibilidade de cicatrizes desagradáveis.  Também pode ajudar a diminuir a irritação, o inchaço e a inflamação da pele, aplicada no local.

Como usar a casca de banana fresca na pele

1. Para tirar verrugas

Por exemplo, corte um pedaço da casca, de tamanho um pouco maior que a lesão, coloque sobre a verruga cobrindo totalmente e cubra com um esparadrapo micropore. Deixe esse curativo de banana ficar a noite toda, repita durante algumas noites até a verruga cair ou sumir.

2. Para reduzir rugas e marcas de acne

Passe a parte de dentro da casca fresca de uma banana sobre o rosto e deixe descansar por uns 30 minutos, depois do quê você deve lavar com água fresca. E pronto, use diariamente, se quiser, ou de tempos em tempos. Você saberá quanto de casca de banana a sua pele precisará mas, com certeza, rugas e marcas de acne vão sumir. Esta forma de uso também funciona como preventivo de acne, para quem tem a tendência. Use e abuse sempre que comer bananas. Só não use casca velha.

3. Para picadas de insetos

Passe a casca de banana no lugar picado que o alivio será imediato. Remédio antigo de gente do campo que sabia das coisas num antigamente em que não havia remédio de farmácia em todo lado.

4. Pele irritada, avermelhada

A casca de banana acalma o ardido, ajuda na hidratação, tira a coceira e acelera a cicatrização. Para esse caso, esfregue suavemente a casca de banana no local irritado e aguarde que logo, logo o incômodo desaparecerá.

Agora, uma outra forma muito importante para reutilizar a casa da banana é jogar as cascas, todas, na terra do seu jardim, num buraco, ou numa composteira, porque desta forma estará ajudando também na recuperação da qualidade da terra em que você planta suas flores e ervas, lembrando que banana é riquíssima em potássio, um dos nutriente fundamentais para o crescimento saudável das plantas, que assim será reposto, fora a matéria orgânica, propriamente dita.

O que achou dos benefícios da casca da banana? Pretende incluí-la em sua dieta para aproveitar suas propriedades? Aproveite e se delicie-se com as receitas com casca de banana.

Fonte https://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-da-casca-de-banana-para-que-serve-e-propriedades/#wCYvQ1pUU827M9qJ.99 – https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3207-casca-de-banana-para-muita-coisa

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos requeridos estão marcados com *

Portfolio  |  Info: There are no items created, add some please.
Loading…